segunda-feira, 21 de julho de 2014

UM HERÓI ESQUECIDO

UM HERÓI ESQUECIDO


[]

Giuseppe Garibaldi foi um revolucionário nacionalista italiano e líder da luta pela independência de Itália.

 Nasceu em 4 de julho de 1807 e faleceu em 2 de junho de 1882.

 Fez-se notório, historicamente, por causa de sua participação nas atividades guerrilheiras vinculadas ao processo que, finalmente, produziu a unificação política italiana, durante a segunda, a terceira e a quarta parte do Século XIX.

Em 1848, empreendeu  numerosas batalhas a favor da independência dos estados do Norte da Itália, os quais tinham sido ocupados pela Áustria e França.

Converteu-se num autêntico herói para o povo italiano do norte, ávido de liberdade.

 Por suas lutas na Itália e América do Sul sempre foi chamado de herói de dois mundos, ainda que também se sustente que na América foi escravista, pirata e ladrão de cavalos; é por isso que seus opositores o chamavam de mercenário de dois mundos.

Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849) era casada com um sapateiro e tinha uma vida pacata em Laguna (SC). 

Em 1837, ela conheceu o italiano Giuseppe Garibaldi, que viera lutar na Guerra dos Farrapos. Apaixonada, Anita largou tudo e resolveu seguir Garibaldi nas batalhas. Foi presa. 

Quando conseguiu fugir, ela teve que atravessar a nado o rio Canoas para encontrar Garibaldi em Vacaria (RS). Eles se casaram no Uruguai em 1842 e foram viver na Itália. Lá, vestida de homem, Anita continuou lutando ao lado do marido pela unificação do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário